EMA recomenda um período de armazenamento mais longo para a vacina
O órgão regulador de medicamentos da União Européia recomendou uma extensão do período de armazenamento da vacina contra o coronavírus chinês Pfizer-BioNTech, dos cinco dias atualmente aprovados para um mês.
A Agência Européia de Medicamentos, ou European Medicines Agency – EMA, fez a recomendação na segunda-feira (17), para frascos não abertos e descongelados mantidos de dois a oito graus Celsius, que é a faixa de refrigeradores normais.
Ela disse que a mudança foi aprovada após uma avaliação dos dados adicionais do estudo apresentados pelo desenvolvedor.
BioNTech disse em uma declaração: “A mudança das condições de armazenamento é baseada em novos dados de estudos de estabilidade que confirmaram a qualidade do produto por 31 dias”.
Espera-se que a mudança ajude a União Européia a impulsionar seu programa de vacinação. A UE pretende inocular 70% de seus cidadãos adultos até o verão. Atualmente, 36% deles já receberam pelo menos uma dose.
A EMA disse: “Espera-se que uma maior flexibilidade no armazenamento e manuseio da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e logística na aplicação da vacina nos Estados Membros da UE”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















