Governador de Fukui aprova reinício de reatores envelhecidos
O governador da Província de Fukui, no centro do Japão, Sugimoto Tatsuji, aprovou o reinício de três reatores nucleares na costa do Mar do Japão com mais de 40 anos de idade.
Após o acidente de 2011 na usina nuclear de Fukushima Daiichi, a operação dos reatores é limitada, por lei, a 40 anos em princípio. Mas os reatores antigos ainda podem ser autorizados a operar por até 60 anos, caso tenham passado por uma fiscalização da Autoridade de Regulamentação Nuclear.
Os reatores No.1 e No.2 da usina nuclear de Takahama e o reator No.3 da usina de Mihama passaram na inspeção.
No início deste ano, os dois municípios que hospedam as usinas aprovaram o reinício dos reatores. A assembléia da prefeitura de Fukui seguiu o exemplo.
Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (28), o governador Sugimoto disse que a prefeitura fez sua própria avaliação de segurança, além de confirmar as posições do governo central e da Kansai Electric Power Company, que administra as usinas. Ele disse que pode dar um certo grau de avaliação positiva à proposta do ponto de vista da confirmação da segurança dos reatores, assim como do consentimento e compreensão das comunidades que os recebem.
A Kansai Electric planeja colocar em funcionamento qualquer um dos três reatores assim que estiver pronto.
Se reiniciado, o reator será o primeiro a ser operado depois de 40 anos de funcionamento desde que foram estabelecidos limites para a vida operacional dos reatores nucleares.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















