Foguetes disparados em duas bases aéreas segundo militares de Myanmar
Militares de Myanmar informam que duas bases aéreas, na parte central do país, foram atacadas por foguetes na quinta-feira (29), mas ninguém ficou ferido.
Militares disseram que os ataques foram lançados quase simultaneamente.
O incidente ocorre à medida que continuam os combates entre os militares e os rebeldes de minorias étnicas que estão do lado dos manifestantes pró-democracia.
Os militares têm conduzido ataques aéreos diários no estado de Karen e em outros lugares, enquanto os insurgentes capturaram bases militares.
Os militares tomaram o poder em 1º de fevereiro e criaram o principal órgão decisório chamado Conselho de Administração do Estado.
Um porta-voz do conselho, Aye Thazin Myint, disse aos repórteres, na quinta-feira (29), que “a maioria das pessoas amantes da paz não está mais envolvida nos tumultos”, sugerindo que os militares quase contiveram os protestos contra os golpistas.
Mas um número crescente de mortes de civis durante a repressão aos manifestantes está levando cada vez mais tropas a abandonar os militares e fugir para áreas sob o controle de insurgentes e outros lugares. O número de mortes de civis é, agora, superior a 750.
Um ex-oficial que abandonou os militares em março disse à NHK que os militares estão agindo como uma gangue criminosa assassina. Ele disse que quer dizer a seus antigos camaradas que deixem os ditadores e fiquem ao lado do povo o mais rápido possível.
Ele acrescentou esperar que o número de desertores aumente ainda mais.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am