Anunciadas novas regras para os laços EUA-Taiwan
O Departamento de Estado dos EUA informa ter emitido novas diretrizes para as interações do governo com funcionários de Taiwan para “incentivar” o engajamento bilateral.
Os detalhes das diretrizes não foram divulgados. Mas um porta-voz do Departamento de Estado disse à NHK que a estrutura anunciada na sexta-feira (9), permite que as autoridades dos EUA realizem reuniões com seus homólogos taiwaneses em instalações federais.
A mudança mostra que o Presidente, Joe Biden, está dando continuidade às políticas gerais de seu antecessor. Os EUA, sob Trump, promulgaram legislação para promover os contatos do governo com Taiwan.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, no sábado, (10) saudou as novas regras, dizendo que os EUA têm demonstrado, através de ações, seu compromisso inabalável com Taiwan.
O ministério disse que as regras aumentarão significativamente o compromisso entre os dois lados, e abrirão um novo capítulo em suas relações. Acrescentou que os EUA explicaram as alterações para Taiwan antes do anúncio.
Espera-se que as diretrizes atraiam uma forte reação de Pequim, que diz que Taiwan é parte da China.
Enquanto isso, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse, em uma conferência de imprensa na sexta-feira (9), que os EUA viram “um aumento preocupante” na atividade militar chinesa no Estreito de Taiwan. Ela disse que os EUA acreditam que o comportamento pode ser “desestabilizador”.
Psaki disse que “a China tem tomado medidas cada vez mais coercitivas para prejudicar a democracia em Taiwan”.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am