Todas as unidades de combustível foram removidas da piscina do reator No.3 da usina de Fukushima Daiichi
O operador da usina nuclear danificada Fukushima Daiichi, anunciou que concluiu a remoção de todos os conjuntos de combustível nuclear restantes da piscina de armazenamento de um edifício do reator, para armazenamento seguro em uma instalação no complexo da usina.
Esta é a primeira vez que a empresa relocalizou todas as unidades de combustível de qualquer dos três reatores da usina que sofreram uma fusão após o terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, fez o anúncio no domingo (28), após remover os últimos seis conjuntos de combustível da piscina do edifício do reator No.3 no início do dia. A remoção é parte dos esforços para desativar a usina.
Em abril de 2019, a TEPCO começou os trabalhos para recolocar todas as 566 unidades de combustível não utilizadas e gastas que haviam sido deixadas na piscina no andar mais alto do edifício desde o acidente de 2011.
O início da operação de remoção ocorreu quatro anos e quatro meses depois do inicialmente previsto. Levou mais tempo do que o esperado para remover os detritos e substâncias radioativas dispersas por uma explosão de hidrogênio no edifício nos primeiros dias do desastre nuclear.
Apesar do procedimento de descontaminação, as áreas ao redor da piscina ainda registraram altos níveis de radiação, o que levou a TEPCO a implantar equipamentos especialmente projetados e controlados à distância para levantar e remover as unidades de combustível.
A empresa havia concluído a remoção de todos os conjuntos de combustível da piscina de armazenamento do edifício do reator No.4 em dezembro de 2014. Esse reator não sofreu derretimento.
A TEPCO planeja começar a recolocar as unidades de combustível dos conjuntos de armazenamento dos edifícios dos reatores No.1 e No.2 já no ano fiscal 2027 e fiscal 2024, respectivamente. Ambos os reatores sofreram um derretimento.
A TEPCO disse que dará prioridade máxima para garantir a segurança e aproveitar ao máximo as lições aprendidas com o trabalho de remoção do edifício do reator No.3 quando transferir unidades de combustível dos edifícios do reator No.1 e No.2.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am

