Taiwan procura aumentar a capacidade de dissuasão
O Ministério da Defesa de Taiwan informa que se concentrará em aumentar suas capacidades de dissuasão contra a China, tais como a introdução de sistemas de mísseis de longo alcance.
O ministério divulgou sua revisão na área de defesa, que detalha as prioridades da proteção de Taiwan para os próximos quatro anos.
O relatório diz que os militares da China continuam a reforçar sua capacidade em relação a Taiwan, aumentando o risco de acidentes e conflitos e destruindo a estabilidade e a paz em todo o Estreito de Taiwan.
O relatório enfatiza a melhoria da capacidade de ataque de longo alcance como uma prioridade no futuro. Diz que Taiwan construirá uma dissuasão de múltiplas camadas com o aumento de mísseis lançados no ar e armas de reserva.
O programa de defesa é projetado para dissuadir a China de invadir Taiwan, aumentando a capacidade de desferir um golpe nas bases militares chinesas. Taiwan tem desenvolvido tais armas por conta própria, e a administração do ex-presidente americano Donald Trump decidiu no ano passado vender armamentos similares a Taiwan.
O relatório também inclui um novo capítulo sobre como responder às chamadas situações de zona cinzenta que ficam abaixo de um ataque armado.
Ele aponta que a China está tentando melhorar sua capacidade operacional enviando navios de pesquisa marinha para áreas ao redor de Taiwan, além de aeronaves e navios militares.
Também enfatiza a necessidade de aumentar a vigilância, já que a China está tentando incitar a agitação social, manipulando a opinião pública e realizando repetidamente ciberataques.
O ministério planeja relatar a revisão na legislatura, no final deste mês.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















