Ratatouille

Feito com legumes, o ratatouille é um prato saudável e extremamente popular na França. É servido como prato principal ou como acompanhamento de assados, ovos fritos ou pochè.

Ingredientes:
2 berinjelas grandes, cortadas em cubos de 2 cm.
2 zucchini (ou abobrinhas médias) cortados em rodelas
2 pimentões vermelhos, verdes ou amarelos, sem sementes, cortados em tiras ou rodelas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias cortadas em anéis finos
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 colheres (chá) de tomilho (thyme) fresco picado ou 1 colher (chá) de tomilho seco
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de manjericão (basil) picado

Modo de Preparo:
Polvilhe os cubos de berinjela e as rodelas de zucchini com um pouco de sal e espalhe-as formando uma camada, entre toalhas de papel; coloque um peso por cima (uso uma travessa grande, retangular). Deixe escorrer por 30 minutos; enxugue com toalhas de papel ou pano de prato limpo. Reserve.

Em uma panela grande ou frigideira, aqueça a metade do azeite em fogo médio. Junte os cubos de berinjelas e frite por 3 a 5 minutos. Tire do fogo e escorra sobre toalhas de papel. Na mesma panela, coloque as fatias de zucchini, doure levemente e escorra também sobre toalhas de papel; faça o mesmo com os pimentões. Por último, doure as cebolas, acrescentando o restante do azeite. Adicione o alho picado e frite por 1 minuto.

Junte, em camadas, a berinjela, o zucchini e os pimentões escorridos. Acrescente a folha de louro, o tomilho, a pimenta-do-reino moída e o sal. Quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Com uma colher grande, vire com cuidado os legumes  e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até que fiquem macios mas ainda firmes. Prove o tempero. Se necessário, acrescente mais sal e pimenta. Junte o manjericão e retire do fogo.

Transfira para uma vasilha e sirva quente ou em temperatura ambiente, ou ainda gelado.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Tempere o ratatouille com ervas aromáticas tipo Herbes de Provence. Você as encontra em supermercados na sessão de temperos secos.

Dica: O uso de tomates no ratatouille é opcional. Se decidir usá-los, deixe para colocá-los no final do cozimento.