Novo destroyer da China avistado perto de águas japonesas
O Ministério da Defesa japonês informa que o contratorpedeiro de última geração da China foi avistado em águas próximas ao Japão pela primeira vez.
O Ministério da Defesa disse, nesta sexta-feira (19), que o destroyer de mísseis da Marinha chinesa, classe Renhai, juntamente com outro navio lança-mísseis e um navio fragata, navegou pelo Estreito de Tsushima, de quinta a sexta-feira.
O ministério disse que as tripulações dos navios da Força Marítima de Auto-Defesa do Japão testemunharam a passagem da frota chinesa pelo estreito entre Kyushu e a Península Coreana para o Mar do Japão.
O ministério disse que as três embarcações navais não entraram nas águas territoriais japonesas, e estão navegando em direção ao norte.
O destroyer lança-mísseis da classe Renhai, chamado Tipo 055 na China, está equipado com radares avançados. Acredita-se que seja o maior destroyer da marinha chinesa.
O primeiro navio de sua classe foi comissionado em janeiro do ano passado. Ele apareceu pela primeira vez em uma parada marítima internacional que a China realizou em 2019 para marcar o 70º aniversário da fundação de sua marinha.
O navio da classe Renhai é visto como um símbolo da rápida modernização das forças militares da China.
O Ministério da Defesa do Japão está acompanhando a rota do navio enquanto analisa o propósito de seu cruzeiro.
- Irã e europeus retomam negociações sobre programa nuclear - 21 de julho de 2025 3:37 am
- Chuvas torrenciais deixam 17 mortos na Coreia do Sul - 21 de julho de 2025 1:57 am
- Ilhas Tokara registram 2.200 tremores desde junho - 21 de julho de 2025 1:11 am