Governo japonês cauteloso quanto à suspensão do estado de emergência
O governo japonês planeja considerar cuidadosamente, até o último momento, se um estado de emergência do coronavírus chinês pode ser suspenso em Tóquio e em três prefeituras vizinhas. O governo acredita que a situação da infecção não melhorou o suficiente.
A declaração de emergência deverá expirar em 7 de março.
O governo central suspendeu o estado de emergência para seis outras prefeituras no Japão central e ocidental no domingo passado.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, e os governadores de Saitama e Chiba expressaram preocupação sobre suspensão da declaração. Eles sentem que o declínio no número de infecções não é suficiente.
O governador de Kanagawa disse que pretende acompanhar de perto a situação nas prefeituras vizinhas.
O Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, disse na terça-feira (2), que verificará de perto o número de infecções e conversará com pessoal relevante, incluindo especialistas. Ele disse que tomará a decisão final por conta própria.
Suga disse que discutirá a situação com o ministro responsável pela resposta do coronavírus chinês do país, Nishimura Yasutoshi, e com o ministro da saúde, Tamura Norihisa, na quarta-feira (3).
O governo central observa que Chiba está no quarto estágio de ocupação de leitos hospitalares, o nível mais alto de alerta. O governo planeja ouvir as opiniões de cada um dos governadores, e espera-se que realize uma reunião de um painel de especialistas na sexta-feira (5).
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am