EUA e UE impõem sanções à Rússia
Os Estados Unidos e a União Européia anunciaram sanções a altos funcionários russos pelo envenenamento do líder da oposição Alexei Navalny e sua subsequente prisão.
O governo americano anunciou, nesta terça-feira (2), suas sanções contra o diretor do Serviço de Segurança Federal russo, Alexander Bortnikov, e outros seis oficiais.
Navalny, há muito tempo tem criticado o Presidente Vladimir Putin. Ele foi envenenado por um agente nervoso em um ataque no ano passado. Ele retornou à Rússia após receber tratamento na Alemanha e depois foi preso.
O governo dos EUA disse que o Kremlin usou armas químicas para silenciar um oponente político e que congelará os bens das autoridades russas nos EUA e as proibirá de fazer negócios com americanos.
A União Européia também impôs o congelamento de bens e a proibição de viagens a quatro altos funcionários do governo russo, nesta terça-feira (2).
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse aos repórteres que a relação dos EUA com a Rússia sob a administração do presidente Joe Biden será totalmente diferente da administração anterior.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, enfatizou que a posição do país não mudará, mesmo que sejam impostas sanções. Ele disse que é hora de as pessoas que dependem de sanções pensarem se podem atingir seus objetivos continuando a fazê-lo.
O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, disse que os EUA e a UE estão começando a punir a Rússia, embora não tenham provas de que a Navalny tenha sido envenenado. Ele disse que a Rússia responderá definitivamente a essa medida.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















