Burocrata sênior renuncia por após escândalo do jantar
Um funcionário sênior do Ministério das Comunicações do Japão demitiu-se após ter jantado por conta de uma empresa de telecomunicações e por uma empresa de radiodifusão via satélite.
O ministro das comunicações, Takeda Ryota, anunciou nesta terça-feira que ordenou ao ex-vice-ministro de coordenação política, Taniwaki Yasuhiko, fosse suspenso do serviço por três meses por ter um jantar pago pela gigante de telecomunicações NTT.
Taniwaki já havia sido penalizado com um corte salarial depois que uma investigação constatou que ele havia jantado com executivos de uma emissora de transmissão via satélite.
Ele apresentou sua demissão no dia, e a mesma foi aceita.
O Ministro Takeda disse que é altamente lamentável que um alto funcionário tenha agido de forma que comprometeu, gravemente, a confiança pública nos serviços oficiais e acabou desistindo de seu emprego. Ele reiterou seu pedido de desculpas como ministro responsável.
Takeda prometeu investigar o escândalo e se esforçar para evitar uma recorrência. Ele acrescentou que desempenhará um papel de liderança na recuperação da confiança pública na administração.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am