Ministério das Relações Exteriores da China exorta EUA a restabelecer laços bilaterais
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, exortou os Estados Unidos a melhorar suas relações com seu país, dizendo que Pequim está pronto para trabalhar com Washington na abordagem de desafios globais urgentes.
Wang fez um discurso nesta segunda-feira (22), em um fórum on-line sobre as relações China-EUA realizado na capital chinesa.
Ele criticou a política dos EUA sobre a China sob a administração do ex-presidente Donald Trump.
Ele enfatizou que “as paredes das percepções equivocadas devem ser derrubadas primeiro para trazer o relacionamento de volta ao curso de um desenvolvimento sólido”.
Wang solicitou que os EUA eliminassem as tarifas injustificadas sobre os produtos chineses e levantassem suas sanções unilaterais às empresas chinesas, bem como aos institutos de pesquisa e educação.
O Ministro das Relações Exteriores considerou a pandemia do coronavírus chinês, a mudança climática e a recuperação econômica mundial as três tarefas mais urgentes para a comunidade internacional. Ele disse que a China está pronta para coordenar políticas e trabalhar com os Estados Unidos nestas três áreas para o bem de todo o mundo.
O fórum foi organizado pelo lado chinês com o objetivo de trazer as relações bilaterais “de volta ao caminho certo”. A China aparentemente está tentando persuadir a administração do presidente Joe Biden a mudar de rumo em relação à política de linha dura de seu antecessor.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















