Coréia do Norte dá início ao primeiro congresso do partido em 5 anos
A mídia estatal da Coréia do Norte disse que o congresso do Partido dos Trabalhadores, no poder, foi aberto nesta terça-feira (5).
É a primeira reunião do gênero em cinco anos. As atenções estão voltadas para a direção que ele estabelece para áreas como os programas nuclear e de mísseis do país.
O jornal do partido, Rodong Sinmun, noticiou nesta quarta-feira (6), que o ditador Kim Jong Un deu início ao congresso com um discurso.
Em seu discurso, Kim admitiu que houve uma queda econômica, dizendo que um plano econômico de cinco anos, que deveria terminar no ano passado, não havia conseguido atingir suas metas em quase todos os setores.
Falando sobre diplomacia e outras questões, ele disse que irá sugerir “políticas estratégicas e táticas” para “a causa da reunificação nacional, promovendo relações externas e fortalecendo o trabalho do partido”. Não houve relatos de observações mais específicas.
Espera-se que o congresso dure vários dias.
Um novo plano econômico de cinco anos deverá ser revelado durante a reunião. Isso ocorre depois que a economia do país foi duramente atingida pelas sanções do Conselho de Segurança da ONU e pelo fechamento das fronteiras contra a pandemia do coronavírus chinês.
Emendas às regras partidárias e a eleição de alguns líderes partidários também estão na agenda.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

