China diz esperar um melhor diálogo com o novo governo dos EUA
Uma funcionária do Ministério das Relações Exteriores chinês sugeriu que os Estados Unidos administraram mal as relações com Pequim sob o Presidente Donald Trump, e expressou a esperança de que o diálogo com a nova administração americana aumentasse.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, disse em uma conferência de imprensa nesta quarta-feira (20), que a administração americana cometeu erros fundamentais em sua percepção estratégica da China nos últimos quatro anos.
Ela disse que isso prejudicou significativamente os laços bilaterais.
Hua disse que a China espera que a nova administração dos EUA se envolva com a China, fortaleça o diálogo, trate adequadamente as diferenças e promova a cooperação, para que as relações voltem, rapidamente, a um caminho correto.
Hua rejeitou os comentários sobre a China do Secretário de Estado Antony Blinken, nomeado pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden.
Blinken indicou, em uma audiência no Senado, que a próxima administração dos EUA terá uma atitude forte contra as questões de direitos humanos e a expansão militar da China.
Hua disse que as políticas e intenções estratégicas da China são abertas e transparentes. Ela disse que a China será inabalável à medida que avança em um caminho de progresso pacífico.
Ela disse que Pequim condena fortemente a referência dos EUA em tais assuntos, para interferir nos assuntos internos, prejudicar os interesses da China e prejudicar a imagem do país.
Hua também contestou a alegação do Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de que a China está cometendo genocídio contra minorias na Região Autônoma Xinjiang Uygur.
Hua disse que Pompeo tem contado muitas mentiras nos últimos anos e sua determinação não é mais do que um pedaço de papel usado.
Ela disse que não houve ataques terroristas na Região Autônoma Xinjiang Uygur nos últimos quatro anos, e que a China protege os direitos dos trabalhadores, fornece treinamento vocacional para grupos étnicos e cria empregos.
- PLD busca apoio da oposição para eleger novo premiê do Japão - 16 de outubro de 2025 4:59 am
- Jay lança “Blackboy” e anuncia novo álbum para 2025 - 16 de outubro de 2025 1:13 am
- Craig “MAC” McDaniel lança single gospel Sunshine - 16 de outubro de 2025 1:08 am