Risco de trombose para pacientes do coronavírus chinês
Um estudo recente no Japão constatou que cerca de 13% das pessoas que estão com sintomas doentes do coronavírus chinês desenvolveram coágulos de sanguinos perigosos.
Um grupo de pesquisadores da Sociedade Japonesa de Trombose e Hemostasia, do Ministério da Saúde e da Sociedade Japonesa de Arteriosclerose publicou o relatório.
A equipe analisou dados de cerca de 6.000 pacientes que foram hospitalizados com o vírus chinês até o final de agosto.
Constatou que 105 do total, ou 1,85%, desenvolveram trombose. De 378 pacientes graves que foram colocados em ventiladores ou máquinas de ECMO coração-pulmão, 50 pessoas, ou 13,2%, experimentaram a condição.
Quarenta e um pacientes tinham coágulos sanguíneos nas pernas e 29 em seus pulmões. Vinte e dois sofreram infarto cerebral, enquanto sete tiveram infarto do miocárdio.
Os pesquisadores apontam que substâncias que causam inflamação são produzidas em pacientes do coronavírus chinês, quando o sistema imunológico do corpo entra em colapso. Isto causa a formação de coágulos, levando a bloqueios nos vasos sanguíneos, resultando em enfarte cerebral ou do miocárdio.
Horiuchi Hisanori da Sociedade Japonesa de Trombose e Hemostasia disse que seu estudo descobriu que os pacientes com coronavírus chinês são vulneráveis a uma alta incidência de trombose com risco de vida. Ele enfatizou a necessidade de tratamento para evitar a formação de coágulos naqueles com sintomas graves do vírus chinês.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

