Putin preocupado com a instabilidade dentro da CSTO
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou preocupação com a contínua agitação nas antigas repúblicas soviéticas aliadas que constituem a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, Collective Security Treaty Organization – CSTO, liderada por Moscou.
Putin presidiu, nesta quarta-feira (3), uma cúpula on-line da CSTO, cujos membros incluem Belarus, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão.
Ele observou que a situação dentro da esfera de responsabilidade da CSTO tem sido bastante desafiadora e geralmente bastante turbulenta este ano.
Putin citou como exemplo o conflito militar que eclodiu em setembro entre a Armênia e o vizinho Azerbaijão sobre a região de Nagorno-Karabakh.
A Rússia não prestou assistência militar a seu aliado Armênia, o que fez com que seu primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, aceitasse um acordo de cessar-fogo em termos desfavoráveis. Posteriormente, Pashinyan enfrentou fortes críticas em seu país sobre a trégua.
Putin instou os líderes de outros estados membros a apoiarem a administração de Pashinyan, mas Belarus e Quirguistão estão tendo que lidar com seu próprio tumulto político.
Os analistas diplomáticos vêem a situação atual como um exemplo da diminuição do papel da Rússia como líder das antigas repúblicas soviéticas.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am