0.6 C
Kōnan
terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Putin preocupado com a instabilidade dentro da CSTO

O presidente russo, Vladimir Putin, expressou preocupação com a contínua agitação nas antigas repúblicas soviéticas aliadas que constituem a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, Collective Security Treaty Organization - CSTO, liderada por Moscou.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Putin preocupado com a instabilidade dentro da CSTO

O presidente russo, Vladimir Putin, expressou preocupação com a contínua agitação nas antigas repúblicas soviéticas aliadas que constituem a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, Collective Security Treaty Organization – CSTO, liderada por Moscou.

Putin presidiu, nesta quarta-feira (3), uma cúpula on-line da CSTO, cujos membros incluem Belarus, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão.

Ele observou que a situação dentro da esfera de responsabilidade da CSTO tem sido bastante desafiadora e geralmente bastante turbulenta este ano.

Putin citou como exemplo o conflito militar que eclodiu em setembro entre a Armênia e o vizinho Azerbaijão sobre a região de Nagorno-Karabakh.

A Rússia não prestou assistência militar a seu aliado Armênia, o que fez com que seu primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, aceitasse um acordo de cessar-fogo em termos desfavoráveis. Posteriormente, Pashinyan enfrentou fortes críticas em seu país sobre a trégua.

Putin instou os líderes de outros estados membros a apoiarem a administração de Pashinyan, mas Belarus e Quirguistão estão tendo que lidar com seu próprio tumulto político.

Os analistas diplomáticos vêem a situação atual como um exemplo da diminuição do papel da Rússia como líder das antigas repúblicas soviéticas.

SourceNHK World

Artigos relacionados

Mais de 80 mortos em violência tribal no Sudão

Mais de 80 mortos em violência tribal no Sudão A violência tribal em Darfur Ocidental, Sudão, deixou pelo menos 83 pessoas mortas e 160 feridos. Um...

Comércio entre a China e a Coréia caiu 80% no ano passado

Comércio entre a China e a Coréia caiu 80% no ano passado O comércio da China com a Coréia do Norte despencou no ano passado,...

Admissões de infectados pelo coronavírus chinês no Reino Unido bate recordes

Admissões de infectados pelo coronavírus chinês no Reino Unido bate recordes A Grã-Bretanha relatou um declínio nas novas infecções diárias pelo vírus chinês, embora o...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

Profissionais de transportes entram no grupo prioritário da vacinação

0
Profissionais de transportes entram no grupo prioritário da vacinação Os profissionais do setor de transportes foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra...
Translate »