19 C
Kóka
terça-feira, 29 abril, 2025 9:53: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Painel americano pede flexibilização de vistos para dissidentes de Hong Kong

Uma comissão consultiva para o Congresso dos EUA apelou para facilitar as condições de emissão de vistos americanos aos residentes de Hong Kong que "temem perseguição política".

Painel americano pede flexibilização de vistos para dissidentes de Hong Kong

Uma comissão consultiva para o Congresso dos EUA apelou para facilitar as condições de emissão de vistos americanos aos residentes de Hong Kong que “temem perseguição política”.

A Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China fez a recomendação em seu relatório anual ao Congresso divulgado nesta terça-feira (1º).

O relatório aponta que a lei de segurança nacional da China para Hong Kong foi implementada em junho, dizendo que a ação violou o compromisso da China em preservar a estrutura “um país, dois sistemas” que teria garantido a autonomia de Hong Kong até 2047.

A comissão recomenda que o Congresso encaminhe a administração para identificar e remover barreiras ao recebimento de vistos americanos para residentes de Hong Kong que tentam sair do território por medo de perseguição política.

O relatório toma nota da intensificação das atividades militares da China em torno de Taiwan. Diz que essas medidas sugerem que os líderes chineses pretendem perseguir seus objetivos políticos sem se preocupar com seus compromissos existentes ou com os custos de reputação que possam incorrer ao violá-los. O painel recomenda que os EUA fortaleçam os laços com Taiwan.

Sobre a rivalidade com a tecnologia avançada, o relatório adverte que o governo chinês vê os padrões técnicos como uma ferramenta política para fazer avançar seus interesses. Ele diz que Pequim tem tentado, sistematicamente, expandir sua influência em organizações que estabelecem normas internacionais, instalando cidadãos chineses em posições-chave.

O presidente da comissão disse numa conferência de imprensa que os assuntos do Partido Comunista Chinês – PCC são um assunto bipartidário, e que a próxima administração e o Congresso dos EUA deveriam cooperar para lidar com questões relacionadas à China de forma não partidária.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img