O Japão registra os maiores prejuízos causados por sites de mangá pirata
Uma organização japonesa que combate a pirataria de mangás on-line estimou que as perdas das versões ilegais atingiram o pior nível mensal em novembro.
Os Livros Autorizados do Japão, ou Authorized Books of Japan – ABJ, dizem que os sites que mostram títulos pirateados têm sido explorados.
A organização disse que os cinco sites mais visitados foram acessados cerca de 48 milhões de vezes em janeiro. O número mais do que dobrou para cerca de 110 milhões em agosto e ainda saltou para cerca de 140 milhões em novembro.
A ABJ disse que a quantidade de danos causados pelos sites de mangá piratas aumentaram este ano, calculando com base nos números de acesso e no tempo que os visitantes passaram em tais sites.
A ABJ informa que os danos agregados dos cinco sites mais acessados cresceram para cerca de 35 bilhões de ienes, ou cerca de 338 milhões de dólares, em novembro. Esse é o pior nível registrado e nove vezes o valor registrado em janeiro.
Um funcionário da ABJ disse que a violação de direitos autorais tem aumentado devido ao surgimento de sites maliciosos cujos administradores são difíceis de identificar. Ele exortou as pessoas a evitarem a leitura de versões piratas para proteger a cultura do mangá.
Um site de mangá pirata chamado Manga-mura tornou-se um grande problema social em 2018. O site continha mais de 50.000 trabalhos e revistas de mangá sem a permissão dos autores e editores.
- Montadoras japonesas têm desempenho misto nos EUA - 28 de junho de 2025 2:57 am
- ONU alerta para descaso com crise sísmica em Mianmar - 28 de junho de 2025 2:31 am
- Casamentos homoafetivos somam 11,8% no período janeiro-maio na Tailândia - 28 de junho de 2025 2:15 am