Capsula da Hayabusa2 chega no laboratório da JAXA
A cápsula lançada pela sonda espacial Hayabusa2, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, chegou a um laboratório perto de Tóquio, nesta terça-feira (8). As autoridades realizaram uma coletiva de imprensa durante a qual agradeceram ao público por ter acolhido calorosamente a volta da cápsula.
A cápsula contém amostras do asteroide Ryugu. Ela foi recuperada após aterrissar em um deserto australiano no domingo (6), e chegou ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, na terça-feira (8) de manhã.
Tsuda Yuichi, o gerente de projeto do Hayabusa2, disse que ficou emocionado quando percebeu que a cápsula havia viajado mais de 5 bilhões de quilômetros.
Kuninaka Hitoshi, chefe do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas, disse que a pandemia de coronavírus chinês os forçou a considerar, brevemente, o adiamento do retorno da cápsula.
Mas ele disse que tiveram sucesso, como resultado de sua determinação em continuar, apesar das circunstâncias. Ele também disse que esperam analisar, minuciosamente, as amostras a fim de obter deles o máximo de valor científico possível.
A análise das amostras, que poderia fornecer pistas sobre a origem da vida, está prevista para começar em junho.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

