Salada de repolho roxo com frutas e sementes de gergelim

Grãos de mostarda, nozes picadas, casca de laranja ou gengibre cristalizados, abacaxi, vinagres de frutas, óleo de abacate ou óleo de sementes de uva são ingredientes também recomendados para o preparo dessa salada. Escolha o seu favorito ou use aquele que estiver ao seu alcance. O simples segredinho está na adição do cominho, que entra para intensificar o sabor. Prepare-a por, no mínimo, 2 horas antes de ser consumida.

Ingredientes:
½ repolho roxo pequeno, sem miolo, limpo
3 a 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto ou vinagre de maçã ou outra fruta
Sal e pimenta-do-reino moída (preferencialmente moída na hora)
4 a 5 damascos secos cortados em cubinhos
4 a 5 figos secos cortados em cubinhos
4 a 5 ameixas secas sem caroço, cortadas em cubinhos
1 maçã com casca cortada em tirinhas ou cubinhos
1 xícara de uvas (vermelhas ou verdes) partidas ao meio e sem sementes (opcional)
2 a 3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de cominho moído
½ colher (chá) de açúcar
3 a 4 colheres (sopa) de sementes de gergelim levemente tostadas

Modo de preparo:
Corte o repolho em fatias bem finas e descarte as nervuras mais grossas (o repolho poderá também ser cortado em processador com lâmina de fatiar). Coloque-o em uma tigela grande; acrescente o vinagre, o sal e a pimenta a gosto. Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro. Depois, coloque em um escorredor e deixe drenar um pouco do líquido. O repolho deve ficar ligeiramente umedecido.

Transfira o repolho para uma tigela grande. Adicione as frutas secas, a maçã e as uvas, caso esteja usando, misture bem; junte o óleo, o cominho e o açúcar. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Misture e prove o tempero. Se necessário, retempere com vinagre, cominho e açúcar. No momento de servir, adicione as sementes de gergelim e misture.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: A quantidade de repolho recomendada na receita é uma orientação. Minha sugestão é de que seja calculada 1 ½ a 2 xícaras de repolho cortado para cada porção a ser servida. As sobras de repolho cortado podem ser guardadas em sacos plásticos ou vasilhas bem fechadas, na geladeira, por até três dias.

Dica: Sirva a salada em temperatura ambiente ou gelada.