Quinze nações da região Ásia-Pacífico assinam RCEP sem a Índia
Líderes de 15 nações da região Ásia-Pacífico estão dispostos a chegar a um acordo sobre a Parceria Econômica Global Regional, ou Regional Comprehensive Economic Partnership – PRCEP, neste domingo (15), sem a participação da Índia.
Dez países da ASEAN, Japão, China, Coréia do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia estão negociando sobre a zona de livre comércio desde 2012. Mas a Índia não está assinando o pacto, por preocupação com um possível impacto negativo de tarifas baixas sobre as indústrias domésticas.
Os líderes dos outros 15 países devem chegar a um acordo sobre o pacto em uma cúpula on-line neste domingo. Espera-se que o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihid,e conclame à cooperação nos esforços do Japão para expandir uma zona econômica livre e justa, incluindo a participação da Índia no futuro.
O acordo RCEP deverá permitir que o Japão mantenha suas tarifas em cinco itens que considera importantes internamente, incluindo arroz, carne bovina, carne suína e produtos lácteos. Prevê-se que o Japão eliminará, gradualmente, seus impostos sobre tais importações como legumes processados congelados da China.
Espera-se que a China elimine, em fases, suas tarifas sobre escalopes, saquê e bebidas destiladas japonesas. Os direitos da Coréia do Sul sobre o saquê japonês e as bebidas destiladas também estão previstos para serem abolidos em fases.
Nos termos do acordo, as tarifas sobre produtos industriais também devem ser abolidas ou reduzidas.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am