Polícia de Hong Kong prende 7 políticos pró-democracia
Sete políticos pró-democracia foram presos em Hong Kong sob acusações incluindo atos de desacato contra a assembléia do território.
Na manhã deste domingo (1º), a polícia de Hong Kong prendeu sete membros em exercício e ex-membros do Conselho Legislativo, incluindo o chefe do Partido Democrata, Wu Chi-wai. As acusações estão relacionadas a uma reunião do Conselho em maio. A polícia alega que eles também obstruíram os deveres dos funcionários do Conselho.
No dia 8 de maio, houve uma briga entre legisladores pró-democracia e membros pró-Pequim, pois eles deliberaram sobre um projeto de lei para criminalizar ofensas ao hino nacional da China.
A polícia não descartou a possibilidade de novas prisões.
Espera-se que a Chefe Executiva de Hong Kong, Carrie Lam, faça um discurso político este mês, após conversas com funcionários do governo chinês em Pequim esta semana.
Observadores dizem que o último movimento visa manter o grupo pró-democracia sob controle antes das deliberações completas sobre o discurso político na legislatura.
O grupo pró-democracia condenou as prisões, dizendo que os legisladores estão sendo privados de seu direito de lutar na legislatura.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am