O principal assessor do primeiro ministro britânico renuncia ao cargo
O conselheiro-chefe do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que idealizou a campanha “Vote Leave” no referendo do Brexit, está se retirando em meio a relatos de uma luta pelo poder em Downing Street.
Dominic Cummings foi fotografado deixando o gabinete do primeiro-ministro com seus pertences na sexta-feira (13), depois que a mídia britânica noticiou que ele deixará seu cargo.
Sua partida ocorre depois da renúncia de outro alto funcionário do círculo interno de Johnson esta semana. A mídia noticiou que uma escalada de batalhas internas dentro do governo foi a culpada.
Cummings, um arquiteto chefe da campanha de 2016 para que a Grã-Bretanha deixasse a União Européia, desempenhou um papel fundamental no governo Johnson.
Mas ele desprezou os burocratas e os políticos tradicionais, fazendo com que muitas pessoas expressassem descontentamento a seu respeito. Suas relações com Johnson haviam se deteriorado recentemente.
Há especulações de que a demissão de Cummings poderia ter um impacto significativo sobre a direção do governo Johnson. Alguns dizem que a Grã-Bretanha pode suavizar sua posição ao negociar o livre comércio e outras questões com a UE.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am