Ministério da Agricultura do Japão realiza reunião de emergência sobre a gripe aviária
O Ministério da Agricultura do Japão realizou uma reunião de emergência nesta quinta-feira (5), depois que a gripe aviária foi detectada em frangos mortos em uma granja avícola na prefeitura de Kagawa.
Cerca de 20 pessoas, incluindo o Ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca, Nogami Kotaro, discutiram a resposta do governo ao problema.
Foi dito aos funcionários que o vírus da gripe aviária, confirmado na fazenda da cidade de Mitoyo na quarta-feira, é da cepa H5. Foi relatado que é provável que o vírus seja altamente patogênico, já que muitas galinhas morreram em um curto período.
O ministério decidiu enviar uma equipe de especialistas para a área afetada para investigar a rota da infecção.
O Secretário Chefe de Gabinete, Kato Katsunobu, disse numa coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5), que o Ministro de Estado da Agricultura, Florestas e Pesca, Hanashi Yasuhiro, visitará a Prefeitura de Kagawa para ouvir diretamente o que os funcionários da prefeitura precisam.
Kato observou que o pessoal da Força de Autodefesa deve começar a trabalhar com a prefeitura nesta quinta-feira (5), na operação de abate.
Ele também disse que a equipe de funcionários do ministério agrícola, epidemiologistas e especialistas em aves silvestres deverá chegar à área afetada nesta quinta-feira. Kato acrescentou que não houve casos no Japão de gripe aviária de galinhas ou ovos e que as pessoas não devem se preocupar em comer tais alimentos.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am