Kishi e Miller reafirmam que Pacto de Segurança cobre as Ilhas Senkaku
O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, e o Secretário de Defesa em exercício dos EUA, Christopher Miller, reafirmaram que o Artigo 5º do Tratado de Segurança Japão-EUA se aplica às Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
O Artigo 5º obriga os Estados Unidos a defender territórios sob o controle administrativo do Japão.
Kishi e Miller falaram por telefone por cerca de 35 minutos na manhã deste sábado (14), horário do Japão. Kishi disse a Miller sobre a oposição do Japão às tentativas unilaterais de alterar o “status quo” por coerção. Sua observação ocorre à medida que a China continua a aumentar suas atividades marítimas nos mares do Leste e do Sul da China.
O telefonema ocorre logo depois da demissão do Secretário de Defesa do Presidente Donald Trump, Mark Esper.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional. Diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Kishi e Miller também discutiram violações de sanções por parte da Coréia do Norte, incluindo repetidos lançamentos de testes de mísseis balísticos e transferências de mercadorias de navio para navio em alto mar. As autoridades concordaram que o Japão e os EUA continuarão a trabalhar pela paz e estabilidade na região.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am