Irã continua violando acordo nuclear diz AIEA
Observadores nucleares das Nações Unidas dizem que o Irã continua a violar seu acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais.
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, ou International Atomic Energy Agency – IAEA, apresentou o último relatório sobre o desenvolvimento nuclear do Irã ao seu Conselho de Governadores nesta quarta-feira (11).
O relatório diz que a até 2 de novembro, o estoque de urânio pouco enriquecido do Irã tem aumentado, excedendo 12 vezes a quantidade estabelecida no acordo.
O Irã diz que planeja realocar centrífugas avançadas para o subsolo de uma instalação nuclear perto de Natanz, no centro do Irã. O relatório diz que confirmou que Teerã completou, parcialmente, sua relocalização.
Se o Irã reiniciar o pleno enriquecimento de urânio, isso será mais uma violação do acordo. Espera-se que o Conselho de Governadores da AIEA discuta estas questões em uma reunião a ser realizada em Viena, a partir de 19 de novembro.
Teerã retomou o enriquecimento de urânio em violação ao acordo depois que os Estados Unidos se retiraram, unilateralmente, do pacto em 2018 e retomaram as sanções econômicas contra o Irã.
Os observadores estão esperando para ver o que o presidente eleito dos EUA fará em relação ao acordo.
- Oposição japonesa elege Ogawa Junya como novo líder - 13 de fevereiro de 2026 7:29 pm
- Japão e EUA ainda não definem projetos do acordo bilionário - 13 de fevereiro de 2026 7:25 pm
- Governo japonês propõe aumento nas tarifas médicas - 13 de fevereiro de 2026 7:21 pm
















