4.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  3:39
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA advertem sobre novas sanções contra a China em relação a Hong Kong

EUA advertem sobre novas sanções contra a China em relação a Hong Kong

Os Estados Unidos alertaram sobre novas sanções contra autoridades na China e Hong Kong depois que quatro legisladores pró-democracia de Hong Kong foram afastados do Conselho Legislativo.

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, emitiu uma declaração na quarta-feira (11). As desqualificações seguem a aprovação pelo Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China de uma medida que cria novos critérios para a adesão ao Conselho.

O’Brien disse que as recentes ações de Pequim “não deixam dúvidas de que o Partido Comunista Chinês violou de forma flagrante seus compromissos internacionais sob a Declaração Conjunta Sino-Britânica e suas promessas ao povo de Hong Kong, incluindo aquelas sob a Lei Básica”.

Ele acrescentou que “Um país, dois sistemas” é agora “apenas uma folha de figueira” para a expansão da ditadura unipartidária do Partico Comunista Chinês em Hong Kong.

O’Brien disse que Washington “utilizará todos os poderes” concedidos sob várias leis para “identificar e sancionar os responsáveis pela extinção da liberdade de Hong Kong”. Ele enumerou a Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong, a Lei de Autonomia de Hong Kong e a Ordem Executiva sobre a Normalização de Hong Kong.