Confirmada a vitória de Aung San Suu Kyi em Myanmar
O partido do governo de Myanmar, liderado pela líder de fato do país, Aung San Suu Kyi, foi confirmado como tendo ganho uma vitória esmagadora em uma eleição geral realizada em 8 de novembro.
De acordo com os resultados finais divulgados pela Comissão Eleitoral neste sábado (15), a Liga Nacional para a Democracia ganhou 396 das 476 cadeiras disputadas no parlamento.
O principal partido da oposição União Solidariedade e Desenvolvimento conquistou 33 assentos. O partido tem laços estreitos com a antiga junta militar.
Outros partidos representando minorias étnicas conquistaram um total de 47 assentos.
A NLD de Aung San Suu Kyi conquistou 83% dos assentos. Isso é mais do que os assentos que obteve nas eleições anteriores, há cinco anos, pondo fim a um governo liderado por militares que durou mais de meio século.
Aung San Suu Kyi agradeceu aos apoiadores em uma mensagem, mas ainda não declarou uma vitória eleitoral.
Espera-se que o novo governo seja formado em março do próximo ano. A NLD está pedindo o apoio de partidos que representam minorias étnicas.
Nos últimos cinco anos, o governo tem dado prioridade à promoção da reconciliação étnica e à revisão da Constituição que garante a influência dos militares na política. Mas tem sido criticado por produzir poucos resultados.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















