Suspenso o embargo de armas da ONU sobre Teerã, diz o Irã
O Irã disse que o embargo de armas das Nações Unidas, de longa data contra o país, foi suspenso.
O embargo de armas, que foi adotado pelo Conselho de Segurança da ONU em 2007, deveria expirar no domingo (18), com base no acordo nuclear de 2015 entre Teerã e as potências mundiais.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã disse, em uma declaração, que todas as restrições à transferência de armas foram automaticamente encerradas a partir deste domingo (18). Acrescentou que Teerã, agora, pode comercializar armamentos com outros países.
A declaração observou que foi um “dia memorável” para a comunidade internacional porque tinha protegido o acordo nuclear, desafiando os esforços malignos dos EUA.
O Irã, aparentemente, quer introduzir caças e sistemas de defesa antimísseis da China, Rússia e outros países, já que Teerã está tendo problemas com seu equipamento de defesa envelhecido após anos de sanções.
Mas os Estados Unidos têm intensificado a pressão sobre o Irã. O presidente Donald Trump assinou no mês passado uma ordem executiva impondo sanções contra entidades e indivíduos envolvidos no comércio de armas com o Irã.
Observadores dizem que se espera que os dois países continuem a se confrontar sobre o comércio de armas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















