Seul discute resposta ao novo míssil da Coreia do Norte
A Coreia do Sul está discutindo como responder à Coreia do Norte depois que Pyongyang revelou o que parece ser um novo tipo de míssil intercontinental em um desfile militar.
O gabinete presidencial convocou uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança neste domingo (11), para discutir o assunto.
Militares sul-coreanos divulgaram uma declaração para expressar preocupação com a nova arma. O míssil foi revelado no sábado (10), no desfile que marcou o 75º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, no poder.
Os militares disseram que estarão prontos para responder a qualquer ameaça de Pyongyang, acrescentando que estão conduzindo uma análise detalhada com as forças norte-americanas.
O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, disse em um discurso antes do desfile que espera que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul dêem as mãos quando a crise de saúde do coronavírus chinês acabar.
O Ministério da Unificação diz que Kim está indicando que os laços inter-coreanos poderiam ser melhorados.
O Ministério do Sul diz que espera que a cooperação bilateral seja retomada nos campos da ajuda humanitária e da saúde quando as circunstâncias o permitirem.
A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte deixou preocupações e expectativas ao mesmo tempo.
A atenção está voltada para o próximo passo do Norte, incluindo como Pyongyang responderá ao pedido de Seul, de uma investigação conjunta sobre o assassinato de um oficial de pesca sul-coreano por militares da Coreia do Norte.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

