Remdesivir não tem efeito sobre pacientes da Covid-19 diz OMS
A Organização Mundial da Saúde – OMS, disse que seu ensaio clínico descobriu que o remdesivir antiviral parece ter pouco ou nenhum efeito na taxa de sobrevivência ou no tempo de permanência hospitalar de pacientes da COVID-19.
A OMS anunciou, nesta quinta-feira (15), os resultados preliminares de seu ensaio de remdesivir e outros medicamentos. O ensaio envolveu quase 11.300 pacientes em 405 hospitais, em 30 países.
Um grupo de cerca de 2.700 pacientes com coronavírus chinês recebeu o remdesivir, enquanto outro grupo de igual tamanho não recebeu o medicamento.
O ensaio descobriu que o medicamento teve pouco ou nenhum efeito sobre a mortalidade dos pacientes, sua necessidade de um ventilador ou a duração da estadia hospitalar.
A descoberta é inconsistente com um ensaio clínico realizado por um grupo liderado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.
Em 8 de outubro, o grupo disse que descobriu que o remdesivir ajuda os pacientes da COVID-19 a se recuperarem mais rapidamente e tem o potencial de evitar que os sintomas piorem.
O fabricante americano de medicamentos Gilead Sciences, desenvolvedor do remdesivir, disse em uma declaração na quinta-feira que os dados do ensaio da OMS “não foram submetidos à revisão rigorosa”.
A empresa argumentou que “os dados parecem inconsistentes com evidências mais robustas de múltiplos estudos randomizados e controlados, publicados em revistas revisadas por cientistas”.
A OMS diz que continuará os ensaios clínicos de outros medicamentos.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am