Partido governante da Coreia do Sul em busca da normalização dos laços com o Japão
O líder do Partido Democrata, governante, da Coreia do Sul, Lee Nak-yon, disse que acredita que o trabalho nos tempos de guerra e outras questões com o Japão podem ser resolvidas através da promoção de conversações diplomáticas.
Lee, que foi primeiro-ministro até janeiro deste ano, conversou com jornalistas estrangeiros em Seul nesta quarta-feira (21).
Lee disse que a maneira mais realista e eficaz de resolver a questão do trabalho em tempo de guerra com o Japão é promover conversações entre os oficiais do Ministério das Relações Exteriores dos dois países.
Lee referiu-se a outras questões pendentes, como o endurecimento dos controles de exportação do Japão e o pacto de inteligência bilateral GSOMIA. Ele enfatizou a necessidade de explorar maneiras de resolver as questões de forma abrangente.
Lee também disse que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio do próximo ano poderiam ser uma oportunidade para melhorar os laços entre os dois países.
Ele disse que os Jogos de Tóquio também poderiam trazer mudanças nas relações entre o Japão e a Coreia do Norte, a julgar pela experiência dos Jogos PyeongChang de 2018.
Tendo trabalhado como jornalista em Tóquio, Lee é considerado como um dos mais conhecedores do Japão entre os círculos políticos sul-coreanos. Ele também está atraindo a atenção como um dos prováveis candidatos a suceder o presidente Moon Jae-in.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

