Parlamento tailandês se reúne para discutir os protestos
O Parlamento na Tailândia iniciou uma sessão especial para discutir as tensões sobre protestos políticos.
A reunião acontece quando manifestantes anti-governamentais vão às ruas quase diariamente exigindo a saída do primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, e a reforma da monarquia.
O primeiro-ministro disse: “Estou preocupado com o comportamento impróprio, portanto o governo concordou em realizar esta sessão parlamentar. Não queremos ver confrontos ou caos no país”.
A sessão especial de dois dias vai até terça-feira (27). Os legisladores estão debatendo a reação do governo aos protestos, incluindo o decreto de emergência e a conseqüente repressão violenta da polícia na capital este mês. Mas as discussões sobre a monarquia não estão na agenda.
Manifestações anti-governamentais lideradas por jovens têm sido realizadas quase todos os dias nas últimas semanas, e um estado de emergência foi imposto por vários dias em Bangkok, para suprimir os protestos. Acredita-se que a sessão especial seja um apoio para os manifestantes.
Na segunda-feira (26), os manifestantes marcharam até a embaixada alemã para apresentar uma carta solicitando uma investigação para saber se o rei Maha Vajiralongkorn tem exercido o poder soberano na Alemanha. O rei passa a maior parte do tempo no país.
Os monarquistas também estiveram na embaixada para apresentar uma carta. Eles exortaram o governo alemão a ignorar a exigência dos manifestantes, dizendo que ela se baseia em informações falsas.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am