Navalny acusa governo russo de envenená-lo
O político russo da oposição, Alexei Navalny, acusou os serviços de inteligência russos de envenená-lo, em uma entrevista em vídeo com um blogueiro russo.
A entrevista foi divulgada nesta terça-feira (6).
Foi a primeira aparição de Navalny em vídeo desde que teve alta de um hospital na Alemanha, onde ele foi submetido a tratamento após ficar inconsciente em um vôo doméstico russo em agosto.
Especialistas alemães dizem que Navalny foi envenenado com um agente químico nervoso do grupo Novichok, uma substância desenvolvida pela antiga União Soviética.
Na entrevista, ele alegou que o ataque foi realizado pelos serviços de inteligência russos sob a ordem do Presidente Vladimir Putin.
Ele disse que a administração Putin o viu como uma ameaça antes das eleições parlamentares do próximo ano.
Navalny está se recuperando em Berlim. Ele falou claramente com alguns gestos durante a entrevista.
Enquanto isso, a Organização para a Proibição de Armas Químicas disse em uma declaração nesta terça-feira (6), que analisou amostras retiradas de Navalny, e confirmou que os biomarcadores do inibidor da colinesterase encontrados nas amostras têm características estruturais semelhantes às do grupo Novichok.
O governo alemão disse que os resultados estão de acordo com os obtidos em laboratórios na Alemanha e em outros países. Reiterou seu apelo para que a Rússia forneça uma explicação para o envenenamento.
Moscou negou, categoricamente, qualquer envolvimento no ataque à Navalny.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















