Japão visa a conclusão sobre água radioativa
O Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Kajiyama Hiroshi, disse que o governo está procurando chegar a uma conclusão, o mais cedo possível, sobre como descartar a água radioativa armazenada na usina nuclear danificada Fukushima Daiichi.
A água usada para resfriar o combustível nuclear fundido no acidente de março de 2011 é tratada para remover a maior parte do material radioativo. Entretanto, o trítio e algumas outras substâncias permanecem na água, e a quantidade dessa água armazenada na usina de Fukushima tem aumentado.
Em fevereiro, um painel governamental propôs liberar a água no mar ou vaporizá-la para o ar depois de diluí-la a um nível que atenda às normas ambientais e outras. O painel disse que essas são opções realistas.
Desde então, o governo tem considerado como proceder, buscando opiniões de moradores locais e operadores comerciais nas áreas de pesca, silvicultura e agricultura.
Kajiyama disse aos repórteres nesta sexta-feira (16), que a questão não pode ficar definitivamente sem solução. Ele disse que o trabalho para considerar várias opiniões e chegar a uma conclusão está agora em andamento.
Ele disse que o governo conduzirá mais discussões e chegará a uma conclusão de maneira responsável. No entanto, ele acrescentou que o momento específico ainda não foi decidido e prometeu apenas aprofundar as discussões.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















