Governo japonês deve estabelecer diretrizes para eventos de Ano Novo
O governo japonês planeja elaborar diretrizes para prevenir infecções por coronavírus chinês entre as pessoas que visitam santuários ou participam de outros eventos de grande porte durante as férias de Ano Novo.
O Ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutosh,i falou na reunião inaugural de um painel de especialistas nesta sexta-feira (16).
O painel tem a tarefa de discutir medidas anti-infecciosas em reuniões de massa ao ar livre e outras ocasiões.
Ele disse que muitos eventos, que atraem grandes multidões, são normalmente programados para o período de férias de Ano Novo.
Ele disse que o governo usará o supercomputador Fugaku para realizar simulações para ver como as gotículas de saliva são espalhadas, como parte dos esforços para explorar formas de equilibrar as medidas anti-infecciosas e as atividades econômicas e culturais.
Nishimura disse esperar que as diretrizes para medidas preventivas nos eventos de Ano Novo sejam tornadas públicas no início de novembro.
O painel também discutirá se as restrições à participação nos cinemas podem ser flexibilizadas. Atualmente, apenas a metade do número de assentos pode ser ocupada em restaurante e durante a exibição nos cinemas.