Governo libera instruções sobre descarga de águas residuais radioativas em Fukushima
Segundo a NHK, o governo do Japão informou as autoridades locais sobre como descartar as águas residuais radioativas armazenadas na usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.
Fontes locais dizem que o comunicado foi baseado na premissa de que a água será liberada no mar. A idéia não tem sido apoiada pela indústria pesqueira e outros.
Fontes dizem que o Ministério da Economia, nesta quinta-feira (15), informou os governos locais, incluindo os das cidades Futaba e Okuma, que sediam a usina.
A água usada para resfriar o combustível nuclear fundido no acidente de 2011 na usina é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas o trítio e outros permanecem.
O volume de água tratada superou 1,2 milhões de toneladas.
Em fevereiro, um painel ministerial propôs liberar a água no mar ou vaporizá-la para a atmosfera depois de diluí-la a um nível que atenda às normas ambientais e outras.
As fontes dizem que o ministério explicou o quanto o nível de trítio será reduzido, e que o governo criará uma conferência para membros dos setores público e privado para discutir formas de lidar com os rumores.
O governo já realizou audiências sete vezes sobre o método de disposição, com a participação de pessoas locais e membros de organizações relacionadas. Muitos participantes expressaram cautela sobre a liberação das águas residuais no mar.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















