Duterte suspende proibição de exploração de petróleo no Mar do Sul da China
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, suspendeu uma moratória sobre a exploração de petróleo e outros recursos no Mar do Sul da China.
O Departamento de Energia do país anunciou que Duterte aprovou a retomada da exploração de petróleo, gás natural e outros recursos em três áreas do mar. Eles incluem uma área ao redor da Ilha Palawan, no oeste do país.
O ex-presidente, Benigno Aquino, havia suspendido todas as atividades de exploração e afins nas áreas como uma demonstração de protesto contra o aumento da atividade marítima da China no mar.
Mas as Filipinas e a China assinaram um memorando em 2018 sobre a exploração conjunta de recursos no mar. Desde então, eles têm discutido como realizar seu plano.
O memorando diz que o levantamento da moratória das Filipinas é um pré-requisito para tal exploração conjunta.
A mídia local diz que o levantamento torna a China mais propensa a lançar a exploração de recursos no mar em trabalho conjunto com as Filipinas.
Duterte tem criticado, recentemente, a China por disputas territoriais no Mar do Sul da China. Mas ele, aparentemente, quer avançar no desenvolvimento de recursos com a assistência econômica da China.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















