Começa greve geral em Belarus
Começou uma greve geral em Belarus após um prazo estabelecido pelas forças da oposição ter expirado para a saída do presidente Alexander Lukashenko.
Os protestos têm continuado desde a eleição presidencial, em agosto, que a oposição diz ter sido manipulada.
A líder da oposição, Svetlana Tikhanovskaya, que está baseada na Lituânia, ameaçou realizar uma greve nacional se Lukashenko não anunciasse sua saída do cargo até domingo (25).
Ela havia convocado, através das mídias sociais, para que a greve começasse na segunda-feira (26). As pessoas que participam da greve incluem trabalhadores de algumas empresas estatais.
As imagens captadas pela mídia local mostram linhas de produção paradas nas fábricas e trabalhadores reunidos fora delas.
Relatórios também dizem que os gerentes de algumas fábricas tentaram impedir que seus trabalhadores se juntassem à greve, ameaçando com demissão.
Lukashenko, apoiado pela Rússia, continua a reprimir a oposição. Ele também aceitou o diálogo com alguns dos grupos em uma aparente tentativa de dividi-los.
Observadores dizem que a atenção está voltada para saber se a greve vai se espalhar ainda mais amplamente.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am