6.3 C
Kóka
quarta-feira, 2024/04/17  3:14
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Parlamento tailandês se reúne para discutir os protestos

O Parlamento na Tailândia iniciou uma sessão especial para discutir as tensões sobre protestos políticos.

Parlamento tailandês se reúne para discutir os protestos

O Parlamento na Tailândia iniciou uma sessão especial para discutir as tensões sobre protestos políticos.

A reunião acontece quando manifestantes anti-governamentais vão às ruas quase diariamente exigindo a saída do primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, e a reforma da monarquia.

O primeiro-ministro disse: “Estou preocupado com o comportamento impróprio, portanto o governo concordou em realizar esta sessão parlamentar. Não queremos ver confrontos ou caos no país”.

A sessão especial de dois dias vai até terça-feira (27). Os legisladores estão debatendo a reação do governo aos protestos, incluindo o decreto de emergência e a conseqüente repressão violenta da polícia na capital este mês. Mas as discussões sobre a monarquia não estão na agenda.

Manifestações anti-governamentais lideradas por jovens têm sido realizadas quase todos os dias nas últimas semanas, e um estado de emergência foi imposto por vários dias em Bangkok, para suprimir os protestos. Acredita-se que a sessão especial seja um apoio para os manifestantes.

Na segunda-feira (26), os manifestantes marcharam até a embaixada alemã para apresentar uma carta solicitando uma investigação para saber se o rei Maha Vajiralongkorn tem exercido o poder soberano na Alemanha. O rei passa a maior parte do tempo no país.

Os monarquistas também estiveram na embaixada para apresentar uma carta. Eles exortaram o governo alemão a ignorar a exigência dos manifestantes, dizendo que ela se baseia em informações falsas.