19 anos do início da campanha liderada pelos EUA no Afeganistão
Esta quarta-feira (7), marca exatamente 19 anos desde o início da campanha militar liderada pelos EUA no Afeganistão, mas as perspectivas de paz permanecem pouco claras, à medida que o conflito continua.
A coalizão liderada pelos EUA lançou operações militares no país em 7 de outubro de 2001, na sequência dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos disseram que o governo Talibã do Afeganistão, na época, havia abrigado o cérebro dos ataques terroristas, Osama bin Laden. O Talibã posteriormente caiu do poder.
Em fevereiro, os Estados Unidos e o Talibã assinaram um acordo de paz. Desde então, os EUA vêm retirando suas tropas do Afeganistão.
Mas a situação de segurança no país continua a se deteriorar. O governo afegão e o Talibã ainda estão lutando e outro grupo insurgente, o Estado islâmico, se estabeleceu e ganhou força lá.
O governo afegão diz que cerca de 3.500 civis foram mortos ou feridos nos seis meses até setembro, principalmente em ataques do Talibã.
O governo e o Talibã iniciaram conversações de paz no mês passado. O governo está pedindo o fim imediato dos combates, mas o Talibã tem sido relutante em aceitar a proposta.
Quando as forças dos EUA deixarem o Afeganistão, alguns residentes de Cabul estão preocupados que o Talibã possa voltar ao poder.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















