Taiwan pedirá que o Japão explique a colisão com o barco de pesca
Autoridades de Taiwan dizem que solicitarão ao Japão que forneça detalhes sobre uma pequena colisão que ocorreu na tarde deste domingo (27), entre um barco de pesca taiwanês e um navio patrulha japonês.
A Guarda Costeira do Japão disse que o incidente ocorreu nas águas territoriais do Japão, ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
O barco taiwanês estava operando ilegalmente nas águas territoriais do Japão, e que o navio patrulha se deslocou ao lado do mesmo, enquanto ordenava que ele deixasse a área.
Segundo a guarda costeira japonesa, a popa do barco patrulha e a proa do barco de pesca foram atingidos. Nenhum dos navios relatou grandes danos ou ferimentos.
O Premier, Su Tseng-chang, de Taiwan disse, nesta segunda-feira (28), aos repórteres que é importante entender a situação primeiro antes de pedir uma explicação ao Japão. Ele acrescentou que Taiwan não tolerará qualquer abuso dos pescadores locais.
O Japão e Taiwan assinaram um acordo de pesca em abril de 2013 que permite que barcos de pesca taiwaneses operem em partes da zona econômica exclusiva do Japão ao redor das Ilhas Senkaku.
Mas as águas territoriais do Japão ao redor das Senkakus estão excluídas do pacto, e a guarda costeira irá reprimir os barcos de pesca taiwaneses que entrarem na área.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território japonês em termos de história e direito internacional. Diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am