Suga Yoshihide inicia nova liderança no Partido Liberal Democrático
O novo líder do partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrático, parece ter decidido sobre o alinhamento dos cargos executivos do partido.
Suga Yoshihide venceu a corrida pela liderança do partido, nesta segunda-feira (14), conquistando quase 70% dos votos.
Ele está decidido a manter o Secretário-Geral, Nikai Toshihiro, e o Presidente do Comitê de Assuntos de Dieta (“Diet Affairs”), Moriyama Hiroshi.
Ele também pretende nomear Sato Tsutomu como Presidente do Conselho Geral, Shimomura Hakubun como Presidente do Conselho de Pesquisa Política, e Yamaguchi Taimei como Presidente do Comitê de Estratégia Eleitoral.
As prováveis nomeações significarão que os cargos-chave serão preenchidos por membros das cinco facções intrapartidárias que o apoiaram na eleição para a liderança.
Suga estará ocupado preparando-se para o lançamento de seu novo Gabinete, pois espera-se que ele seja eleito primeiro-ministro na Dieta nesta quarta-feira (16).
Observadores dizem que o vice-primeiro ministro, Aso Taro, provavelmente, ocupará um posto-chave no novo Gabinete. Suga disse, nesta segunda-feira ( 14), que Aso é extremamente importante para a nova administração.
A atenção também está voltada para quem sucederá Suga como Secretário Chefe de Gabinete. Suga está no processo de seleção, centrado em seus adjuntos sob a administração do Primeiro Ministro Abe Shinzo.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am

