Suga promete apoio para um acesso justo às vacinas
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, prometeu total apoio ao esforço para garantir o acesso justo aos medicamentos e vacinas contra o coronavírus chinês, inclusive nos países em desenvolvimento.
Ele se dirigiu à Assembléia Geral da ONU através de vídeo.
Em referência ao 75º aniversário da fundação das Nações Unidas, Suga disse: “Nos últimos 75 anos, o multilateralismo se tornou mais forte e fez progressos diante de múltiplos desafios”.
Ele disse: “Convido todos vocês a se unirem em solidariedade para que possamos transformar a crise atual em uma oportunidade de reforçar nossa cooperação”.
“A propagação do coronavírus chinês é uma crise de segurança humana, representando uma ameaça para a vida, a subsistência e a dignidade das pessoas em todo o mundo. O princípio orientador para que possamos superar esta crise deve ser ‘não deixar ninguém para trás'”.
Continuando a fala, Suga disse que: “O Japão apóia plenamente o desenvolvimento de terapêuticas, vacinas e diagnósticos, e trabalha para garantir um acesso justo e equitativo para todos, incluindo aqueles em países em desenvolvimento”.
“O Japão também trabalha com organizações internacionais para que as estruturas internacionais relevantes sejam capazes de produzir resultados”.
Sobre a economia, Suga disse: “Os tempos de dificuldade são, de fato, tempos de inovação”. Ele disse que o Japão, por sua vez, trabalhará na digitalização com urgência.
Sobre os sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte, Suga disse que a questão deve ser resolvida o mais rápido possível, devido ao avanço da idade das famílias das vítimas.
Ele também disse que, como novo Primeiro Ministro do Japão, ele está pronto para se encontrar com o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, sem quaisquer condições.
Suga concluiu seu discurso referindo-se aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos adiados de Tóquio. Ele disse que o Japão está determinado a sediar os Jogos no verão do próximo ano, como prova de que a humanidade derrotou a pandemia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















