Putin mostra apoio a Lukashenko
O presidente russo Vladimir Putin reiterou seu apoio ao presidente bielorrusso Alexander Lukashenko em uma reunião presencial.
Lukashenko visitou a Rússia nesta segunda-feira ( 14), pela primeira vez desde que irromperam protestos contra sua vitória nas eleições presidenciais do mês passado.
Putin expressou seu apoio ao plano sugerido por Lukashenko de realizar outra eleição presidencial após a reforma constitucional. Ele se ofereceu para fornecer cerca de 1,5 bilhões de dólares em empréstimos como ajuda econômica à Bielorrússia.
Putin observou que ele quer que os bielorrussos resolvam a situação de forma pacífica e encontrem uma solução comum através do diálogo, sem pressões externas.
Lukashenko agradeceu a Putin por seu apoio. Ele disse que a Rússia é como um irmão mais velho da Bielorrússia e que seu país quer uma cooperação mais estreita com a Rússia sobre uma série de questões, incluindo a economia.
Os opositores do governo de Lukashenko expressaram desapontamento com a posição de apoio de Putin.
A líder do movimento anti-governamental, Svetlana Tikhanovskaya, lançou uma mensagem de mídia social pedindo aos russos que não permitissem que seus impostos fossem usados para oprimir a Bielorrússia.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















