Primeiro-ministro japonês Suga mantém conversações telefônica com Xi
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, conversou por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, pela primeira vez desde que tomou posse na semana passada.
Suga falou aos repórteres após as conversas de sexta-feira (25).
Ele disse: “O Presidente Xi e eu concordamos em continuar a trabalhar de perto no tratamento de várias questões bilaterais, regionais e globais em altos níveis, inclusive diretamente entre os líderes”.
Suga disse que Xi indicou seu desejo de desenvolver ainda mais os laços com o Japão.
O primeiro-ministro disse que ele respondeu salientando que uma relação estável Japão-China é extremamente importante para a região, e para o mundo.
O líder chinês estava programado para fazer uma visita de estado ao Japão em abril, mas ela foi adiada devido ao coronavírus chinês.
Suga disse que eles não discutiram o assunto na sexta-feira.
As conversações ocorreram com o Japão tendo apresentado protestos sobre os navios do governo chinês que, repetidamente, entravam nas águas territoriais ao redor das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. O governo afirma que elas são uma parte inerente do território japonês. A China e Taiwan as reivindicam.
Tóquio também expressou preocupação com a lei de segurança nacional chinesa para Hong Kong, que entrou em vigor em junho.
Desde então, as autoridades de Hong Kong prenderam vários ativistas pró-democracia.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am