Ministros do G7 apoiam a extensão do programa de alívio da dívida
Os ministros da Fazenda do Grupo das Sete Nações apoiaram a extensão da moratória da dívida dos países de baixa renda para além do final deste ano.
Em abril, o Grupo dos 20 concordou em suspender os pagamentos oficiais da dívida bilateral para os países mais pobres até o final do ano.
Durante uma teleconferência nesta sexta-feira (25), os ministros do G7 discutiram o agravamento das finanças dos países em desenvolvimento devido à pandemia do coronavírus chinês. Suas dívidas são vistas como um risco para a economia global.
Em uma declaração, os ministros expressaram apoio à ampliação da iniciativa.
As instituições financeiras controladas pelo governo chinês não aceitaram a moratória do pagamento da dívida, mesmo após o acordo do G20.
Os ministros do G7 lamentaram que alguns países tenham evitado a participação classificando as instituições estatais como financiadoras comerciais.
O Ministro das Finanças japonês, Aso Taro, disse mais tarde aos repórteres que uma resposta justa de todos os credores, incluindo a China, é essencial para apoiar plenamente os países em desenvolvimento com dívidas.
Ele acrescentou que é extremamente significativo que as nações do G7 tenham um entendimento comum.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am