Mario Oshiro é agraciado no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles
O “O Outro Que Nos Habita” do Autor e Roteirista Mario Oshiro, foi um dos finalistas e contemplado do Los Angeles Film Awards (LAFA), uma competição mensal de cinema e roteiro para cineastas de todo o mundo. LAFA é um dos festivais de maior audiência da FilmFreeway, com mais de 500 avaliações cinco estrelas. Como não há vídeo disponível do “O Outro Que Nos Habita”, o vídeo de destaque é do drama “Silêncio dos Afogados.
Oshiro é Autor do drama “Silêncio dos Afogados” um projeto que aborda questões sociais envolvendo tortura em hospitais psiquiátricos. Mario Oshiro foi agraciado com a Menção Honrosa: Roteiro de Drama. “O Outro Que Nos Habita” é a crônica da impessoalidade – um relato de um encontro inesperado na cidade que se torna metáfora para a sensação de deslocamento de duas personagens que estão em suspensão.
Especializado em Roteiro para TV, Cinema e Novas Mídias, Mario Oshiro é Diretor da empresa Lobo Criativo, coletivo de roteiristas especializado em criar conteúdo narrativo para diferentes plataformas e formatos de entretenimento. Oshiro já trabalhou como redator e repórter no Japão e na Austrália.
Produziu o rádio-documentário “Futebol-Arte: paixão em preto e branco”; dirigiu e roteirizou o curta-metragem “Erro 404”, exibido no Festival Nacional do Estado da Bahia e finalista da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação 2012; a reportagem “Pimp My Carroça”, finalista no Concurso de Jornalismo da CNN Internacional; e o curta-metragem “Cíclico”, selecionado e exibido na 22º edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Realizou a oficina de programas de humor da TVT em parceria com o Ministério da Cultura.
Foi editor-chefe da agência Nxt; produtor de programas para rádio e televisão, atuando na análise e experimentação para criação de conteúdo para programas, grade de programação e redação de promos. Venceu o concurso “Inquietações SP” com o argumento cinematográfico de “Achados e Perdidos em SP”, em produção; primeiro lugar no concurso NETLABTV, com o reality show “Batalha no Prédio: A Receita da Boa Vizinhança”; e, com o roteiro do longa-metragem “O Outro que Nos Habita”, ficou em segundo lugar no FRAPA 2019, o maior Festival de Roteiro da América Latina, e também segundo lugar no GUIÕES, Festival Internacional de Roteiro de Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.
Mario Oshiro Oshiro foi o responsável pelo mini documentário Amores Suspensos, onde relata o dia em que a terra parou, e uma artista circense (Amanda Yamada) fica presa em um looping de existência e suspensa em sentimentos de não se pertencer, desafiando-se a ressignificar sua arte num lugar onde possa ocupar.
Autor do drama “Silêncio dos Afogados”, contemplado no ProAC nº 29/2019 para Desenvolvimento de Séries, onde relata um período sombrio da nossa história, para silenciar pessoas diagnosticadas como loucas ou as consideradas a escória da sociedade, mesmo sãs, os manicômios costumavam afogá-las em um balde de água fria até que pudessem perder o fôlego. Era assim que eles conseguiam calá-las, mesmo que por instantes, para abafar suas dores.
“Silêncio dos Afogados” é um projeto contemplado no ProAC nº 29/2019 para Desenvolvimento de Séries que aborda questões sociais envolvendo tortura em hospitais psiquiátricos ao longo da nossa história. O blog foi criado para compartilhar conteúdo a respeito de temas relevantes referentes à luta antimanicomial brasileira, trazer luz à temática abordada na série e discutir a necessidade de um diálogo de conscientização às regras de proteção dos direitos das pessoas com transtorno mental.
Por anos esse tema ficou escondido da nossa história e agora é preciso, mais do que nunca, trazê-lo à tona para propor um olhar aprofundado da nossa sociedade em relação aos abusos como forma de redenção ao nosso passado, onde todos fomos cúmplices dessas atrocidades. By Mario Oshiro
CRÉDITOS DAS FOTOS: Marcio Yuzo – Fotografia
FONTES: LINKS ABAIXO
https://www.olobocriativo.com.br/
https://silenciodosafogados.wixsite.com/blog
https://www.facebook.com/silenciodosafogados/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am