Japão testa dispositivo para evitar colisões entre veículos e cervos
Pesquisadores estão desenvolvendo um dispositivo de alerta sonoro para evitar que os cervos sejam atingidos por veículos na ilha de Hokkaido.
A polícia diz que houve 3.188 acidentes de trânsito envolvendo cervos em Hokkaido, no ano passado. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridos nesses acidentes.
O laboratório do Professor Matsuzaki Hiroki na Universidade de Ciências de Hokkaido testou o dispositivo em um fazenda na periferia da cidade de Obihiro.
No experimento, um veículo equipado com um pequeno alto-falante acoplado ao espelho lateral, circulou emitindo sons para repelir os cervos.
Sete tipos de sons foram testados, incluindo tons eletrônicos, rosnados de urso e gritos agudos que os cervos fazem quando alarmados.
Os pesquisadores instalaram microfones na beira da estrada para medir a qualidade e o tempo dos sons.
Masuzaki diz que espera identificar sons que são facilmente ouvidos pelos cervos, mas que não são ruidosos para os humanos. Através dos experimentos, a equipe do professor tem como objetivo desenvolver um dispositivo prático.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am